Em Fevereiro, os Talentos - Fevereiro 2013



ATELIÊS ABERTOS na Galeria Santa Clara – OS TALENTOS

23 de Fevereiro, sábado, das 15 às 20 horas



A música e as letras de Zeca Afonso serão um dos temas em destaque no próximo sábado, das 15 às 20 horas, na Galeria Santa Clara, na segunda edição de Ateliês Abertos, com que a Galeria festeja o seu 20.º aniversário (1993-2013).
No dia em que se assinala o desaparecimento de José Afonso, a edição de Fevereiro dos Ateliês Abertos desafia todos a juntarem as palavras à música do Zeca.
Um exercício onde todos podem participar, basta conhecerem canções como Grândola Vila Morena, Os Vampiros, Venham Mais Cinco, e outras obras que marcaram uma época e se transformaram num símbolo de resistência e de luta pela liberdade.
Será a partir das 15 horas nas várias salas da Galeria.
Também a partir dessa hora começa O Palco dos Talentos e os alunos do Conservatório de Música de Coimbra vão inundar o andar superior da Galeria com música de guitarra portuguesa, dos compositores Carlos Paredes, Flávio Rodrigues e José Elyseu.
A Horta da Galeria estará aberta, das 15 às 20 horas, para acolher todos os curiosos que desejem conhecer o modo de preparar a Terra para as plantações da Primavera que se avizinha.
A batata, a sua história e os seus segredos de sementeira, estarão em destaque também neste dia.
Às 18 horas, O Palco dos Talentos muda-se para a sala da cave e será a vez do vídeo e do cinema, com a presença de João Duque, aluno da Escola Secundária Avelar Brotero, que apresentará o vídeo A Carta, que realizou com um grupo de colegas, todos da Escola Avelar Brotero, entre eles Beatriz Costa que escreveu a Carta ao primeiro-ministro, a reinvindicar atenção e respeito pelo futuro dos jovens em Portugal.
Para convidado especial, a Galeria Santa Clara escolheu o cineasta António Ferreira.
Será com eles que decorrerá a Conversa sobre modelos artísticos de intervenção social.
Destaque ainda para Esculturas Iluminadas, exposição de Eduardo Nunes.

A entrada é livre.