Colectiva na Galeria - 2012

Os novos modelos dona arte e a queda da razão por Vanda Guerreiro As grandes alterações sociais e políticas são geradoras de mudanças significativas no mundo da arte. Num momento histórico onde é consensual o fim do sistema que nos gere e a inevitabilidade do surgimento de algo de novo, que a humanidade inventará, Vanda Guerreiro fará uma apresentação sobre os novos modelos que nascem na Arte, como consequência da imensa transformação que sofre o mundo. A pós-modernidade tardia trouxe um modelo entrópico, onde tudo tem sido permitido, sem barreiras, gerando um universo infindável de soluções, mas que, ao contrário do esperado, se transformou numa fórmula única, transversal a todos os artistas: criação de tensão com a provocação do observador, acompanhada da anestesia dos públicos, seguida de nova tensão. Este posicionamento no umbral de um novo modelo, numa espécie de promessa quase diária de “agora é que é” a arrastar-se desde há quase um século, é aproveitado por um sistema de autoridade adulterada constituída em torno do fenómeno artístico, que o mantém e dá valia. A formulação das hipóteses que Vanda Guerreiro levanta serão fundamentadas na profunda alteração que a arte sofreu na Alemanha, após a queda do muro de Berlim. A anteceder a comunicação será apresentado um documentário de seis minutos sobre o fenómeno social e artístico desde a Revolução Francesa, com especial incidência no caso germânico, que acompanhou a exposição “Onde Mora a Diferença”, de pintura alemã antes e depois da queda do muro de Berlim.
Luís Herberto, natural de Angra do Heroísmo, Açores, e artista cuja produção vê a luz do dia no seu estúdio em Carcavelos, é também professor de Desenho na Universidade da Beira Interior, Covilhã. É um dos representantes da pintura portuguesa contemporânea de registo figurativo, cuja obra impressiona pelo porte e pela densidade psicológica das “personagens”... 1997/ 98 , Licenciatura em Artes Plásticas / Pintura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa ; 2008 Doutorando em Belas-Artes/ Pintura, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; orientação de Ilídio Salteiro (FBAUL) e Jorge Bacelar (ULHT) Exposições individuais 2011 - Nós e todos os outros...; ISEG/ LISBOA ; 'PINTURAS RECENTES'; Casa da Cultura/ C M DE ELVAS ; Nós e todos os outros...; Fundação Dom Luís/ Centro Cultural de Cascais 2009 - Amuos, DOMO, Lisboa 2008 - Amuos e Desamores (apresentação), Cidadela de Cascais. 2007 - Cadernos de Campo, Museu de Lanifícios, Covilhã (Desenho/ Pintura). 2003 - Sonhos Húmidos; Galeria Quadrum, Lisboa. 2002 - Manhattan, Galeria Quadrum, Lisboa. Representado: Museu de Setúbal, Fundação Dom Luís/ Cascais, colecções particulares em Portugal, França, Espanha, Holanda.
DORA IVA RITA (1954), República Democrática de Angola, Lunda Norte. É licenciada pela ESBAL (1981), mestre em História da Arte pela FCSH/UNL (1987) e actualmente doutoranda em Pintura na FBAUL. Participou em muitas exposições colectivas, desde o I Salão de Arte Moderna de Faro em 1981 até à Trienal Internacional de Arte Têxtil, CONTEXTILE’12, em Guimarães, em 2012. Realizou vinte exposições individuais, algumas com o pintor Ilídio Salteiro. Realizou onze intervenções de arte pública em Lisboa e no Algarve, tanto em meio urbano como na paisagem, de 1996 a 2011 (Lisboa e estuário do Tejo, Tavira, Vila de Cacela Velha, Alto – Manta Rota, Santa Bárbara de Nexe, Faro, Oeiras e Lisboa). Vive e trabalha em Lisboa e em Santa Bárbara de Nexe, Faro.
Ilídio Salteiro, 1953. Natural de Alpedriz, Alcobaça. Pintor e professor de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É doutorado em Pintura pela FBAUL (2006), mestre em História da Arte na UNL (1986) e licenciado em Pintura na ESBAL (1979). Tem participado em muitas exposições coletivas e de grupo. Até hoje realizou vinte e cinco exposições individuais, a primeira em 1979 na ESBAL. Entre 1985 e 1995 fez parte do projeto de Francisco Faria Paulino na Galeria Altamira. Desde 2007 até esta data vem desenvolvendo projeto de produção e investigação em arte intitulado «O Centro do Mundo», cuja apresentação decorrerá no Museu Militar de Lisboa entre Maio e Setembro de 2013. TRÊS DÍPTICOS SOBRE AS MENINAS DE VELASQUEZ:
Díptico sobre as meninas de Velasquez I, 2005. Óleo sobre tela, 33 cm x 63 cm.
Díptico sobre as meninas de Velasquez II, 2005. Óleo sobre tela, 33,5 cm x 76,5 cm.
Díptico sobre as meninas de Velasquez II, 2005. Óleo sobre tela, 100 cm x 160 cm.