CAFÉ NA HORTA


“café na horta”
Na Galeria Santa Clara foi criada uma horta, com história, onde é possível tomar café.
Decorria o ano do Senhor de 1308, habitava a Rainha Isabel de Aragão os paços reais nas redondezas do Convento de Santa Clara-a-velha, em Coimbra.
A Rainha teria então uns 35 anos, era culta, inteligente e belíssima tendo vários admiradores entre os cavaleiros e pajens da corte.
Próximo do Convento e dos Paços da Rainha existia uma rua onde moravam toda a espécie de artesãos e onde existiam também várias tabernas onde os aldeões que vinham à cidade vender as suas hortícolas tomavam umas minis Sagres para retemperar forças.
De uma dessas tabernas era possível avistar os jardins do Paço da Rainha e também os claustros e terrenos adjacentes ao Convento de Santa Clara.
Era lá que o Rei D. Dinis ía tomar os seus “irish coffee” nas noites de inverno (consta que no verão optava pelas caipirinhas).
Era lá também que iam tomar a bica (Nicola) os admiradores da Rainha na esperança de a ver e até de poder falar-lhe numa altura em que ela passasse para ajudar um mendigo.
Essa taberna era exactamente aqui! No sítio onde construímos a nossa horta!
Por isso resolvemos abri-la ao público e possibilitar-lhe que venha tomar um copo no local onde provavelmente um antigo admirador da Rainha Isabel de Aragão o fez há mais de 700 anos!
Como este local coincide com a nossa horta, que queremos preservar, apenas podemos colocar 2 mesas, cada uma apenas com duas cadeiras. Será, por isso, necessário proceder a marcação para poder conhecer este espaço.
Entre as 14h, à sombra do limoeiro, e até às 2h já na luz diáfana dos candeeiros solares, sem tempo limite mas com consumo obrigatório por pessoa poderá agendar um copo através do mail  galeria@galeriasantaclara.com  a partir de dia 1 de Setembro.

(nota – excerto de um conto ficcionado de autor anónimo)