O CORAÇÃO, CENTRO DO NOSSO UNIVERSO

EXPOSIÇÃO
   “O CORAÇÃO, CENTRO DO NOSSO UNIVERSO”
   18Junho – 11:30h – átrio de entrada dos HUC/CHUC

O Serviço de Cardiologia dos HUC inaugura exposição que alia ciência e arte, comissariada por Olga Seco, com o apoio da Galeria.
“O Coração, o Centro do Nosso Universo” é o nome da exposição que o Serviço de Cardiologia dos HUC/CHUC EPE vai inaugurar no dia 18 de Junho às 11h30, em Coimbra. Esta iniciativa junta no mesmo espaço, o átrio de entrada do hospital, uma retrospectiva da história desta especialidade médica, em Coimbra e a visão de 13 artistas sobre o imaginário associado ao coração.
Do ponto de visto histórico, a exposição vai revisitar 150 anos de história, desde a fundação dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) em 1863 até aos dias de hoje. Através de textos, imagens e apresentação de instrumentos e técnicas terapêuticas serão recriados momentos fundamentais da evolução do Serviço de Cardiologia dos HUC.
A vertente artística está presente através do olhar de 13 artistas plásticos com linguagens estéticas diversas e que se inspiraram no simbolismo associado ao coração para criar telas, esculturas e outras composições. Os HUC vão acolher peças de André Banha, Dalila Gonçalves, Ivo Moreira, João Castro Silva, João Concha, Júlio Resende, Lúcia Maia, Luís Herberto, Sandra Ferreira, Sebastião Resende, Tiago Serra, Albuquerque Mendes, Carlos Carreiro e Júlio Resende.
A exposição “O Coração, o Centro do Nosso Universo” vai estar patente do dia 18 de Junho ao dia 11 de Setembro. A entrada é livre e as peças estarão à venda através dos contactos divulgados na exposição.
Será editado um catálogo que poderá ser adquirido no quiosque no átrio de entrada do hospital.