Conferências: Vidas e Vozes / Diálogos Contemporâneos - Ciclo de Palestras-Debate

Terça-Feira, 22 Fevereiro / Galeria Santa Clara - Coimbra, 21H15

Hans Küng /Anselmo Borges

Elisabeth Schüssler Fiorenza / Teresa Toldy

Moderadora: Isabel Caldeira

Organização
NHUMEP – Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz | CES - Centro de Estudos Sociais


Hans Küng (1928- ) é um teólogo suíço, filósofo, professor de teologia, escritor e sacerdote católico, muito polémico no interior da Igreja.
Foi ordenado sacerdote em 1954. Doutorou-se na Sorbonne, com uma tese sobre Karl Barth. Em 1960, Küng foi nomeado professor de teologia em Tubinga, Alemanha. Juntamente com o seu colega Joseph Ratzinger (futuro Papa Bento XVI), foi nomeado pelo Papa João XXIII consultor teológico para o Concílio Vaticano II. No final da década de 1960, Küng iniciou uma reflexão rejeitando o dogma da infalibilidade Papal, publicando em 1970 Infallible? Em consequência disso, foi impedido pela Igreja Católica Apostólica Romana de oficialmente ensinar teologia em nome dela, mas permaneceu sacerdote.
Küng defende o fim da obrigatoriedade do celibato eclesiástico, maior participação laica e feminina na Igreja Católica e o retorno da teologia baseada na mensagem da Bíblia. Em tradução portuguesa, estão disponíveis, da sua trilogia sobre os três monoteísmos, Islão - Passado, Presente e Futuro (Edições 70) e O Cristianismo - Essência e História (Círculo de Leitores).

Elisabeth Schüssler Fiorenza (1938 - ) é uma das principais teólogas e biblistas feministas ao nível internacional. Nasceu na Roménia de uma família alemã e foi criada na Alemanha. Foi uma das primeiras mulheres católicas a formar-se em teologia, doutorando-se em Estudos Bíblicos na Universidade de Münster, na Alemanha. Vive nos Estados Unidos desde 1970, onde ensina exegese / interpretação bíblica feminista na Divinity School da Universidade de Harvard, tendo também ensinado noutros países.
Ao longo de sua vida, Schüssler Fiorenza tem desenvolvido uma abrangente metodologia de interpretação bíblica feminista crítica e libertadora. É muito conhecida a sua obra In Memory of Her: A Feminist Theological Reconstruction of Christian Origins, de 1983. Publicações mais recentes: Jesus and the Politics of Interpretation 2000; Wisdom Ways, 2001; The Power of the Word: Scripture and the Rhetoric of Empire (2007).

Notas biográficas dos palestrantes:

Anselmo Borges foi ordenado padre da Sociedade Missionária da Boa Nova, em 1967. Estudou Teologia (Universidade Gregoriana, Roma), Ciências Sociais (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), Filosofia (Universidade de Coimbra e Tubinga). Leccionou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior do Maputo. Docente de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, regendo nomeadamente as cadeiras de Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Ética e orientando um seminário sobre Mulheres e Religiões no Mestrado e Doutoramento em Estudos Feministas. Tem diversas obras publicadas, como: Janela do (In)visível (3 edições), Religião: Opressão ou Libertação?, Morte e Esperança (esgotado), Corpo e Transcendência (esgotado), Deus no século XXI e o futuro do cristianismo (Coord.), Janela do (In)finito (2 edições), Religião e Diálogo Inter-Religioso (esgotado). É colunista do Diário de Notícias sobre temas religiosos.

Teresa Toldy é doutorada em Teologia (área da Teologia Feminista) pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen (Frankfurt). Tem um Mestrado e uma licenciatura em Teologia pela Universidade CatólicaPortuguesa. No Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), fez um Pós-doutoramento com o projecto:“Secularização, direitos humanos e feminismos”. É Professora Associada da Universidade Fernando Pessoa, onde lecciona nas áreas da Ética, Cidadania e Estudos de Género. É Investigadora do Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento da mesma Universidade e também Investigadora Associada do CES.