São Tomé e Príncipe: INAUGURAÇÃO/FESTA 7Nov - sáb - 17H em diante



6 expressões são tomenses - EXPOSIÇÃO
Eduardo Malé Estanislau Neto Ismael Sequeira Le-Brimet Plácido Vicente Yolanda Esteves

DANÇAS TRADICIONAIS

Grupo Cultural da Associação de Estudantes de S. Tomé e Príncipe de Coimbra

Este grupo foi criado há 21 anos, por um grupo de estudantes com o objectivo de mostrar o património cultural e etnográfico de S. Tomé e Príncipe.
A dança e a música são as suas formas de expressão.
No universo das danças há duas emblemáticas, a “Ússua” e a “Puita”.
Ambas são testemunhos de aculturação centenária e que constituem a prova evidente da vitória do luso-tropicalismo nestas ilhas.
A “Ússua”, supõem-se tenha sido copiada pelos trabalhadores que viam os senhores das roças dançar os “lanceiros”, nos tempos áureos do cacau.
A “Puita” foi introduzida pelos escravos angolanos e pensa-se que tenha a mesma origem da “massemba”, de Angola, que, no Brasil, foi a precursora do famoso “ samba”. Dança-se normalmente em homenagem aos mortos.

MOSTRA DE LIVROS
Alda Espírito Santo António Bondoso Armindo Vaz de Almeida Augusto Nascimento Carlos Graça Fernando de Macedo Gerhard Seibert Inocência Mata Kathleen Becker Olinda Beja Sacramento Neto

FLORES
vindas directamente de S. Tomé e Príncipe
http://www.floraspeciosa.com/


CAFÉ E CACAU
Cafés FEB


CONVÍVIO AO PÔR DO SOL

“Colaboravam nos divertimentos tal como o faziam nas tarefas do quotidiano; o entusiasmo, a boa disposição era a mesma. Agrupavam-se, quando necessário, para a apanha da mandioca, da batata-doce, do amendoim, do inhame, da matabala; para o fabrico de mandioca, do flipote, do azeite-dende…As tarefas em comum findavam, em regra, com todos os participantes confraternizando numa refeição colectiva.
Sobre as mesas (…) recipientes continham aperitivos: bolos de mandioca, banana em palha, travessas fumegantes ofereciam acepipes de ovos: ovos em ninho, omeleta de batata-doce, molhos, molho de mostrada, de milho verde, peixes: afaça, bingi, calulu antigo, mateté, carnes: cabrito com limão, galinha yassá, ndeze, doces: milho doce, bolo de coco, maionese de chocolate, pudim de ananás, sangria andaluza, licor de limão.”
In “A Diva” de Sacramento Neto – Ficção Africana