ZUPI - Abasteça de Ideias - arquitectura, brasil, design

A ZUPI começou como um estúdio de design, idealizado pelo artista gráfico Allan Szacher, em Março de 2001. Sua proposta de actuação visava solucionar problemas de comunicação para o mercado, priorizando a essência criativa. Editora Globo, Senac, TV Globo, Universidade Falada, Revista Coquetel Molotov, Revista iMasters, Wherteim Imóveis, ClubSoda, Ahead Insurance, Bandicoot e IHSydney foram alguns de seus clientes.

Os projetos da Zupi foram sendo desenvolvidos paralelamente ao estúdio, de maneira experimental. A conseqüência do sucesso desses empreendimentos, como o portal e o evento Pixel Show, impulsionaram a empresa a transformar-se numa marca. A Zupi tem hoje a função mostrar o que há de melhor em termos de arte, design e internet mundialmente. Seu ideal está ligado a diversos projetos, sempre trabalhando com a proposta de mesclar processos criativos com informação e originalidade. O Zupi Shop, a coletânea Zupi is Art, as Conferências de Design Pixel e Voxel Show, e a revista impressa da Zupi são outros trabalhos que compõem o roteiro de atividades da marca.

Com o objetivo de reunir diferentes vertentes do design pelo ideal da criatividade, a Zupi é voltada para o público de artistas, designers, diretores de arte, estilistas, web designers e motion designers, cujos trabalhos são diariamente divulgados e respeitados pela equipe gráfica e jornalística da empresa. Sendo um espaço democrático, a Zupi age como incentivo aos estudantes e jovens que ingressam no mercado.

O nome Zupi surgiu da idéia de sintonizar a letra Z - dos determinativos zap e zip - denotando a mudança e velocidade dos tempos modernos, com o YUPI dos cartoons - que remete à idéia de fantasia, magia e alegria. O logotipo foi criado com o intuito de contextualizar o ícone folclórico do saci à nuvem da imaginação, envoltos em um balão de histórias em quadrinhos. Isso revela um dos conceitos da Zupi: adequar influências estrangeiras, assim como divulgar a autenticidade de nossas raízes, fomentando o instrumento coletivo brasileiro para o mundo.

A Zupi é a primeira revista brasileira reconhecida pelo International Council of Graphic Design Associations (Icograda), por conta da qualidade de realizações e atuação como veículo de comunicação.

Em busca de crescimento e aprendizado constante, a Zupi tem como objetivo aperfeiçoar-se a cada projeto, buscando o sucesso no desafio.

www.zupi.com.br/

Projectos ZUPI

Revista Electrónica Zupi

O portal da Zupi tem como objetivo divulgar o design brasileiro e novos talentos nacionais e internacionais. A Revista Eletrônica possui atualização diária, com informações de conteúdo e portfolio de artistas. Durante os cinco anos de trajetória, a revista recebe, aproximadamente, 30 mil visitantes por mês. Sendo o projeto mais famoso da marca Zupi e reconhecido pelo público, a revista eletrônica é a principal responsável pela criação de outros produtos, assim como a versão impressa.

Coletânea Zupi.is.Art/ Exposição Experimentos

Lançada no início de 2005, a Zupi.is.Art é a primeira publicação impressa promovida pela marca. São 40 trabalhos não comerciais de designers, com participantes de diversas nacionalidades, desenvolvidos especialmente para a publicação. O projecto reúne 21 lâminas soltas, no formato 12X14cm.

Loja Virtual Zupi Shop

A Zupi Shop actua como portal de compras e galeria de exposição de produtos artísticos, tais como camisetas, livros, revistas, entre outros. Todos os produtos da Zupi, como de outras editoras e artistas, são comercializados através do site.

Zupi Host

http://www.zupihost.com/

Desenvolvimento de projecto de hospedagem e serviços para internet. Com a garantia da estabilidade do servidor comprovada, a Zupi Host oferece suportes exclusivos de divulgação e publicação de diferentes sites.

Concurso ArtiVisive da Zupi

www.zupi.com.br/bolsa

O Concurso ArtiVisive da Zupi surgiu com o intuito de encontrar novos talentos da ilustração brasileira, bem como incentivar o estudo do desenho de forma teórica e técnica. Com apoio de uma das maiores escolas de design de São Paulo - o Instituto Europeo di Design, o hotsite do concurso recebeu obras de mais de 500 artistas de todo o país. Os candidatos passaram por uma votação popular (mais de 20.000 votos expressados pela internet) e por um júri técnico composto por membros da revista Zupi, do IED e do coletivo Embolex. O vencedor Renato Ribeiro Pontello foi premiado com uma bolsa integral para o curso IED One Year de Ilustração.

Onesto – de Alex Hornest

Em Agosto de 2008, a Zupi inicia-se como editora de livros de arte, prestando serviços de tratamento e seleção de imagens, conteúdo literário, diagramação, publicação e distribuição dos exemplares. Com a qualidade Zupi, os livros mostram o trabalho e história de talentos brasileiros e internacionais, trazendo ao público um olhar mais atento aos rumos da arte moderna.

Troféu Monet

A Zupi Design é a responsável pela elaboração do troféu do primeiro Prêmio Monet, organizado pela revista homônima da Editora Globo especializada em TV, entretenimento e cultura. Baseado na figura do maior pintor do movimento impressionista, a Zupi desenvolveu para a premiação um Toy Art Monet, com modelagem de Aquiles Simioni e confecção da loja The Toy.

Pixel Show

http://www.pixelshow.com.br/

Criado e organizado pela Zupi, em outubro de 2005, o Pixel Show foi a primeira conferência focada em criatividade e não em tecnologia.

O nome faz alusão às pequenas unidades de cor que dão forma às imagens do computador. Estas imagens, quando relacionadas e programadas, compõem textos, desenhos e movimentos na tela. O pixel é a matéria-prima para o trabalho dos artistas gráficos.

Pixel Show 2009 SALVADOR

O PS 2009 terá duas edições, uma em São Paulo e outra na capital Salvador. A ocorrer no dia 16 de maio de 2009, o PS Salvador foi organizado por uma parceria entre a Zupi e a agência Digiartes, com sede no auditório do Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge). Como a primeira edição do Pixel, o PS Salvador terá 6 palestrantes e espaço para 350 ouvintes no auditório, além da feira aberta com expectativa de mil visitantes.

Pixel Show 2009

O PS 2009 ocorrerá novamente no Memorial da América Latina, nos dias 10 e 11 de outubro. Por conta do overbooking de inscrições do ano anterior, terá 1200 vagas, brindes, FEIRA DE ARTE, DESIGN, TECNOLOGIA E MODA com o dobro de tamanho para cerca de 60 expositores e o Pixel Combat - uma competição de arte com duração de uma noite, ao som de DJs e de uma festa ao ar livre.

Voxel Show

O Voxel é um projeto voltado a atender o público de profissionais e estudantes que desejam inteirar-se dos processos criativos, projetos e idéias dos profissionais que lidam com as áreas mais técnicas da criação: como Arquitetura, 3D, Design de Produto e Interiores.

Portal Voxel

O Portal Voxel traz notícias diárias sobre atualidades, entrevistas, vídeos e conteúdo online, inserindo os internautas no contexto a ser conferido na Revista Voxel. Possui atualização diária, envio de newsletters informativas e uma interface totalmente nova e própria para o público-alvo.

Voxel Show

A ocorrer no sábado de 25 de abril de 2009, o Voxel Show trará o total de 6 renomados palestrantes de segmentos específicos do design nacional para dissertar e, principalmente, ensinar os conceitos aplicados a suas obras durante suas respectivas trajetórias no mercado de trabalho. O Voxel Show é voltado aos profissionais da área que necessitam de um espaço para discutir seus métodos de trabalho e aprendizagem.

Curadorias ZUPI

Exposição Experimentos

A Zupi apresentou a exposição Experimentos com o objetivo de colocar o design gráfico ao alcance do grande público brasileiro. A mostra se formou sob uma série de painéis com os projetos ampliados da coletânea Zupis.is.Art.

Enox Expressions #2

A ENOX Indoor Experience e a revista Zupi promoveram a ENOX Expressions #2, uma exposição de artes gráficas contemporâneas nos espaços de mídia indoor da ENOX, instalados em cerca de 3,5 mil bares, restaurantes, baladas e academias de 17 cidades brasileiras. A proposta desta parceria ENOX - Zupi foi abrir espaços indoor para que artistas pudessem mostrar seus trabalhos às mais de 22 milhões de pessoas que circulam mensalmente nestes estabelecimentos. Foram selecionados 40 novos trabalhos dos seguintes autores: Allan Szacher, Bruno Borges a.k.a Oit8Doi2, Catarina Gushiken, Colletivo, Bruno Dellani, Elisa Sassi, Felipe Guga, Glauco Diógenes, Maikon Nery e Rafael Nobre. Todos fazem parte do portfólio da Zupi, tendo já publicado algum trabalho na revista.

Toy Art Mania

www.zupi.com.br/toyartmania

Exposição coletiva de bonecos no SESC Avenida Paulista, com curadoria da Revista Zupi, a Toy Art Mania bateu o recorde de visitações do Mezanino do SESC e trouxe cerca de 20 mil visitantes ao local. A curadoria da Zupi trouxe 90 obras (a maioria de 12 cm de altura, em média, além de cenários, cadeira e um toy gigante) de artistas nacionais e internacionais, como UNKL, Motomochi e Toscotoys.

Brasilidade Ilustrada

A coletânea, no Instituto Europeo di Design (IED), apresentou uma miscelânea de artes plásticas, desenhos, sketches, vetor e arte digital, com o intuito de apresentar as diversas influências dos diferentes tipos de ilustração na formação do artista brasileiro. A curadoria, feita pela Revista Zupi, levou em conta técnica, estilo, impacto visual e originalidade. 30 painéis em tamanho A0, de 20 artistas de todo o Brasil formam o mosaico de estilos da mostra, que também dedicou espaço para projeção dos melhores trabalhos do concurso ArtiVisive. Participaram da exposição Brasilidade Ilustrada: Alexandre Soma, Arthur D`Araújo, Artur Kjá, Cris Vector, Dimas Forchetti, Estúdio Deveras, Estúdio Mopa, Fabrini, Glauco Diogenes, Greg Tocchini, Guilherme Dietrich, Guilherme Marconi, Joana Lira, Luciano Cian, Marcelo Daldoce, Mateu Velasco, Mônica Rizzolli, Nelson Balaban, Shiko, Will Murai.