Violência Armada em contexto de paz - por Tatiana Moura 21 Agosto 22H00

Conversa + documentário “Luto como Mãe” + debate
“Violência Armada em Contexto de Paz”, com Tatiana Moura
Parceiro Ces – Observatório Género e Violência Armada Coimbra

Luto como Mãe



A cidade do Rio de Janeiro é palco frequente de execuções sumárias e arbitrárias cometidas por agentes do Estado. Cada morte arrasta consigo a dor de quem fica, especialmente a família e amigos, afectando todo o seu círculo social. O documentário “Luto como Mãe” centra-se nas histórias de sobreviventes, mães, irmãs e esposas, que perderam os seus familiares em actos de violência armada urbana e que por essa razão lidam com o trauma diário da desarticulação familiar, das dificuldades financeiras e do estigma.
Neste filme conhecem-se essas mulheres de força, persistência, vontade de justiça e de mudança e os seus percusos de passagem do Luto à Luta; mulheres que procuram agora lutar por justiça e pela visibilidade.
Depois da exibição, terá lugar um debate com o realizador e uma das intervenientes no documentário, Elizabeth Paulino, onde serão discutidos os impactos diferenciados da violência armada, bem como exemplos de militância colectiva contra a violência.
O Observatório sobre Género e Violência Armada (OGiVA), recém-criado no Centro de Estudos Sociais, visa desenvolver estudos, análises e recomendações práticas para políticas e programas sobre feminilidades, masculinidades e (in)segurança em contextos de violência armada na Europa, países africanos de língua portuguesa e países da América Latina.

Realização Luis Carlos Nascimento Fotografia Tiago Scorza Montagem/Edição Fabian Remmy Produção Executiva Tatiana Moura, Mercia Britto, Carla Afonso Produtor associado Rodrigo Letier Banda Sonora JJ Aquino e Wladimir Rocha Mistura Bernardo Gebara Vídeo grafismo Stanio Soares Produção Cinema Nosso, TVZERO e Jabuti Filmes

Tatiana Moura é investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais e membro de Núcleo de Estudos para a Paz. Actualmente é membro do Women’s Network Working Group da IANSA (International Action Network on Small Arms), a única rede internacional dedicada as articulações entre género, direitos das mulheres, armas ligeiras e violência armada. Doutoranda do programa Paz, Conflitos e Democracia da Universidade Jaume I (Espanha), tem o grau de Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e é licenciada em Relações Internacionais pela mesma Faculdade.

http://www.ces.uc.pt/