Videolab BRASIL - curtas metragens brasileiras

Surfista Nocturno de Renato Heuser Experimental 3’
Uma praia subtropical, tarde da noite de um domingo de verão. Um surfista que não quer voltar para casa.

Veludo & cacos-de-Vidros de Marco Martins Ficção 17’



Ascensão e queda de uma história de amor.

Uma homenagem a Rogério Sganzerla e aos cineastas malditos; um olhar contemporâneo sobre os filmes brasileiros das décadas de 60 e 70, produzidos durante a ditadura militar, marcados pela ousadia e pela atitude vanguarda, sem limites; uma história de amor underground entre um casal fora dos padrões.

Veludo e Cacos-deVidro foi alvo de polémica em 2005 quando da sua censura na TVE do Rio de Janeiro. Seleccionado para o programa Curta Brasil o filme teve sua exibição cancelada por ordem da direcção da emissora, que alegava "cenas impróprias" para o horário das 22 horas, e só foi exibido depois dos protestos inflamados da classe cinematográfica.

Prémios: Prémio Quanta - Melhor Vídeo no FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul 2004; Contribuição Técnica e Estética no Festival Brasileiro de Cinema Universitário 2004; Melhor Vídeo pelo Júri Popular no Festival Brasileiro de Cinema Universitário 2004; Melhor Figurino no Festival do Filme Fashion 2004.

The Play de André Scucato Animação 3’

Parte de um Reality Show de teatro contemporâneo, The Play ilustra a desfragmentação urbana tecnológica e deturpa a noção de espaço-tempo, utilizando como referência teórica de Mustemberg sobre a percepção Retiniana. Um jogo Joyciano com diversos tons e andamentos na estrutura imagética do vídeo. O espectador passa a construir a obra, e o seu tempo de duração. Baseado no caos infinito urbano contemporâneo.

Prémios: Melhor vídeo design da 6º mostra de imagem em movimento – UFMG (2004) – Belo Horizonte, Brasil; Segundo melhor vídeo experimental no XII Festival de Vídeo de Teresina, – Festvídeo (2004).

O Cego de Beatriz Goulart Documentário 12’



O Cego que atira. O cego que filma. Ambos gracejam da nossa cegueira. O filme é sobre uma quadrilha de ladrões e o cenário é Belo Horizonte dos anos 70. Perseguir a posse, fazer fortuna para se apropriar do destino. Metáfora actual desses nossos tristes tempos. Mas não se enganem –o director enxerga alem das câmaras e principalmente a si mesmo. Como Tirésias – o vidente.
Documentário sobre o cineasta Andrea Tonacci, um dos maiores representantes do Cinema Marginal de São Paulo nas décadas de 60 e 70. Realizador de um dos maiores filmes de culto do Brasil – “Bang Bang”, terminou em 2004 as filmagens de sua nova longa-metragem, “Serra da Desordem”, após mais de 20 anos afastado do cinema.

Tainah de Arthur Tuoto Vídeo celular 1'

Dentro de mim, um nome.

Filmado com um telemóvel, o vídeo apresenta-se como um haikai digital.

Prémios: Melhor vídeo estrangeiro no Movil Film Fest 2008, Barcelona – Espanha; Menção Honrosa: Melhor Vídeo feito com telemóvel no Festival do Minuto 2008; Finalista: Melhor Vídeo Mobifest Toronto 2008, Canadá

Londrina em três movimentos de Rodrigo Grota Documentário 16’35



Um ensaio visual sobre uma cidade vazia.

O filme, que mostra a cidade sob três perspectivas (natural, concreto e imaginário), conta com trilha sonora original composta pelo londrinense Arrigo Barnabé especialmente para o filme.
A idéia do projeto surgiu em 2003, quando o diretor percebeu que poderia realizar um filme a partir do sentimento que se tem ao ver a cidade vazia, desolada. Antes das filmagens, foram realizadas pesquisas para selecionar as locações que seriam filmadas. O diretor de produção Francelino França chegou a um total de 300 locações que reservavam certo potencial de imagem. Selecionadas as locações, os diretores de arte José de Aguiar e Ygor Raduy, os assistentes de produção Bruno Gehring e Paulo Muzzolon, e Francelino França registraram a cidade em cerca de 2.500 fotos, que acabaram servindo como story board para o diretor conduzir as filmagens. Com orçamento de R$ 22 mil, a equipe de filmagem rodou a cidade por cerca de dois meses e meio. Foram produzidas cerca de 40 horas de imagens, das quais Grota e o montador William de Carvalho selecionaram 6 horas para ir à mesa de edição. Chegou-se então aos quinze minutos do filme, que tentam mostrar a cidade sem encerrar nenhuma verdade definitiva ou conotação sociológica possível. O filme ainda conta com fotografia de Anderson Craveiro e Grota, projeto gráfico de Lucas Leibholz, imagens adicionais de Luciano Pascoal e assistência de direção de Guilherme Peraro e direção de produção de Mabel Gomes.

Prémios: Troféu Icuman de Melhor Direcção 5.ª Goiânia Mostra Curtas.
Making of: vimeo; londrina doc.1; londrina doc2
Crítica: Scalassara

Taranino´s Mind de 300ml Ficção 13'



Uma deliciosa conversa de bar sobre uma tese a respeito dos filmes de Quentin Tarantino. Com Selton Melo e Seu Jorge.

Prémios: Melhor Edição no No Spot Film Festival NY; Exibido no MOMA; Prémio do público, Festival Internacional de Brasilia, 2006; Hors concours na noite de abertura no Festival Internacional do Rio de Janeiro e Top Ten List no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Exibido no Festival de Cinema do Rio de Janeiro (2006) e os Festivais de Curtas em Los Angeles e Veneza.


PROJECTO VIDEOLAB