Exposição de BD "Fernando Gonsales", Agosto 2009

Exposição de BD “Fernando Gonsales”
Parceiro Bedeteca de Beja


Fernando Gonsales nasceu em São Paulo em 1961. Formou-se em Veterinária e em Biologia pela Universidade de São Paulo. Antes de se lançar profissionalmente como autor de banda desenhada trabalhou como médico veterinário na Amazónia. Utiliza, aliás, muitos dos seus conhecimentos científicos para criar as suas tiras cómicas.
O seu personagem mais famoso é o rato Níquel Náusea, cujas tiras começaram a ser publicadas no jornal Folha de São Paulo, em 1985. O seu trabalho tem sido publicado em vários jornais brasileiros: Zero Hora, de Porto Alegre, Correio Braziliense, de Brasília, Diário do Comrcio, de Recife, O Dia, do Rio de Janeiro, etc. (em média são 12, os jornais brasileiros que publicam o seu trabalho).
Em Portugal as tiras de Níquel Náusea foram publicadas durante muito tempo no Diário de Notícias. Além de se dedicar à banda desenhada, Fernando Gonsales também faz ilustração e guiões de TV para a Rede Globo. Tem vários livros com o rato Níquel Náusea publicados entre nós: Botando os Bofes de Fora, Com Mil Demónios!, Nem Tudo Que Balança Cai!, Tédio no Chiqueiro e Vá Pentear Macacos! Entre 1986 e 1996 Fernando Gonsales manteve a revista Níquel Náusea. Em 2005 já tinha desenhado mais de 5000 tiras com a sua personagem… Normalmente faz as tiras a lápis, no papel, passa a tinta-da-china e a sua esposa, Marília, dá a cor no computador…
As suas tiras cómicas podem ser apreciadas diariamente no site http://www2.uol.com.br/niquel/.