cida alves, concerto, música, repertório brasileiro - 8 Agosto 22H00

Concerto “Cida Alves” guitarra e voz



A cantora Cida Alves nasceu na Bahia, mas já mora na Paraíba há vários anos e canta e toca violão desde os dez anos de idade. Começou a cantar a partir da influência da mãe, que gostava muito de música antiga, como Francisco Petrônio e Dalva de Oliveira. “Até hoje trago músicas daquela época no meu repertório. Alguns chorinhos como Carinhoso, e algumas valsas são belíssimas canções brasileiras e me emociono muito ao cantá-las”, diz ela.
Além do repertório cuidadoso e muito eclético, Cida tem como essência no seu trabalho, a exploração das músicas como instrumento de emotividade. Ela gosta de aproveitar todo o potencial cênico que as músicas podem oferecer, e o faz com zelo, precisão técnica, e acima de tudo, paixão e força feminina.
A emoção de cada música, de cada letra, é cuidadosamente trabalhada, pois Cida Alves tem essa característica particular, e que, no entanto, foi lapidada a seu modo, mas também, escutando grandes cantoras como Elis Regina, Billie Holiday e Janis Joplin. Outra característica marcante é a nova roupagem que costumeiramente ela dá às músicas cantadas, transportando pra a sua voz toda a subjetividade e poesia que a Música tem para apresentar. Com uma voz aguda e afinada Cida tem o dom de intérprete, característica que desenvolveu nos palcos e foi aperfeiçoada pelos dois anos de aula de canto lírico que fez em João Pessoa.
Percorrendo ritmos que vão desde boleros ao Rock’n Roll, do samba ao baião, os principais compositores pelos quais ela “passeia” são: Chico Buarque, Chico César e Zeca Baleiro. Alguns compositores paraibanos também compõem o seu repertório. Hoje ela está em uma nova fase da sua carreira. Com algumas composições na palheta e criando parcerias importantes, a exemplo do músico Cristiano Oliveira (viola), Cida fará um show onde apresentará canções desses compositores e também as suas.